O Colégio

Colégio Villa Lobos

Localizado em uma área de 4.800m², sendo 2.000m² de área verde. O Colégio Villa Lobos foi fundado pela psicóloga e pedagoga Carla Baldini de Paula Lopes de Oliveira. A experiência da psicóloga, ao longo de 25 anos de atendimento clínico e escolar, fez com que ela idealizasse um colégio onde a educação pudesse ser lúdica e, ao mesmo tempo, efetiva. Uma educação que tivesse um olhar mais individual para as necessidades e potencialidades de seus alunos, aliada a um espaço físico acolhedor e familiar. Nossa proposta de trabalho é socioconstrutivista, da linha de Jean Piaget e Emília Ferreiro. O sistema de ensino adotado pelo colégio é o Dom Bosco da Pearson.

- Salas de vídeo 3D
- Salas climatizadas e lousa digital
- Oficina de Computação
- Biblioteca
- Language school
- Sala de música
- Oficina de Judô
- Quadra esportiva
- Parques com brinquedos educativos

Queridos pais,

“A nossa vida é um presente de Deus, no que nos tornamos é nosso presente a Ele.”
- DOM BOSCO

Essas sábias palavras de Dom Bosco revelam a importância que nossa transformação e evolução humana tem no mundo. Acreditamos que viver pode nos tornar melhores. Melhores para nós mesmos, melhores para os outros, melhores para o mundo e melhores para Deus. O conhecimento pode devolver ao ser humano uma visão mais crítica e também mais sensível aos fatos e história do mundo. Das civilizações antigas aos dias de hoje, entendemos que a verdadeira missão do ser humano é fazer do conhecimento um instrumento de evolução, que possa transformar a realidade à sua volta , e também transformar a si mesmo. Vivemos nosso dia dia buscando tornar nossos alunos e colaboradores mais sábios, mais humanos e mais críticos, mais conhecedores da realidade que os circunda tornando os auto-confiantes para vivê la .

Nossa meta é a formação integral de nossos alunos. Por isso nos preocupamos com seu desenvolvimento intelectual, emocional e físico. Construímos nossas regras e disciplinas juntos. Quando falamos “nossa”, não queremos dizer que é um ato limitado à escola e ao aluno, mas sim um chamado para a interação das famílias dentro deste processo, sem o qual a educação no seu sentido mais amplo não se efetiva. As regras e disciplina não devem ser entendidas como um fim em si mesma, mas sim, um elemento que venha ajudar nos a alcançar nossos objetivos de crescimento e evolução humana juntos, família e escola.

Assim organizar normas disciplinares viabiliza mais eficazmente o processo e facilita a compreensão dos limites que elas apontam. Indicam a caminhada mais segura a ser seguida.

Ao estipularmos limites para a conduta dos nossos alunos, quer dentro ou fora da sala de aula, é importante para sua formação integral. Queremos fazer dele um cidadão mais humano capaz de agir e interagir nesta sociedade em constante transformação, consciente de suas obrigações e deveres, preparados para assumir suas responsabilidades e defender seus direitos de forma democrática e consciente e ética.

No Villa Lobos portanto, a disciplina se constrói com a participação do aluno, analisando o seu dia dia e a realidade que vive, até chegar à autodisciplina, ou seja, a interiorização da regra sem a qual não se obtém a aprendizagem.

Para interiorizar a autodisciplina o aluno precisa conviver com modelos, com referenciais de exemplos. Por isso determinamos normas disciplinares que, além de esclarecerem o que esperamos dele como cidadão, servirá para que construa suas próprias normas de condutas.Nós do Villa Lobos acreditamos que todo processo de crescimento, evolução e aprendizagem só poderá plenamente se estivermos unidos a caminho dos mesmos objetivos. Valorizamos assim a parceria família escola, pois acreditamos que nossas crianças e jovens precisam de direcionamento claro, seguro e presente. Agradeço a vocês pais pela confiança, esperança e fé.

Carla Baldini
Psicóloga e pedagoga