Calendário Normas e Orientações

Nossa meta é dar continuidade ao processo de desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno. Com um projeto inovador, preparamos todo o ambiente para potencializar a aprendizagem. Nessa fase, o conteúdo se torna mais extenso e complexo, fazendo-se necessário o uso de procedimentos de aprendizagem que sejam efetivos e práticos como análises, investigação e interpretação de textos e fatos da realidade. Aulas laboratoriais, lousa digital, exercícios, vivências, filmes e músicas auxiliam na construção e assimilação do conteúdo.

O projeto de aulas multidisciplinares potencializa o ganho de conhecimento real. Nosso objetivo é desenvolver o potencial intelectual de cada aluno, para que ele aprenda a vencer os novos desafios. As vivências realizadas nas aulas de Filosofia abordam temas importantes na formação dos alunos como sexualidade, política, cidadania, ecologia, sustentabilidade e outros. Tudo tendo em vista a formação de valores éticos e atitudes que possam nortear as relações interpessoais pautadas no respeito mútuo e na cooperação.

- O Villa Lobos prepara no primeiro mês de aula um programa de orientação de estudos, contendo dicas de organização pessoal para potencializar a aprendizagem e melhorar o aproveitamento das aulas. Os alunos são convidados a amadurecer e a priorizar o estudo e as avaliações.
- Palestras com psicólogos, médicos e profissionais fazem parte do programa de aconselhamento do jovem. Dar apoio e orientar são pilares do trabalho realizado com os nossos jovens nessa fase onde acontecem muitas mudanças físicas e emocionais.
- Ao término desta caminhada, no 9º ano, todas as atividades pedagógicas já são direcionadas para a condução de uma consolidação dos conteúdos ministrados ao longo do Ensino Fundamental, momento propício para o aluno preparar-se para iniciar a fase do Ensino Médio.
- Atividades complementares são realizadas com o objetivo de buscar superação de dificuldades e/ou exercitar conteúdos de maior complexidade.
- O Projeto pedagógico é desenvolvido tendo por referência o Plano Curricular Nacional (PCNs). O material didático utilizado é o do Sistema Dom Bosco de Ensino da editora Pearson.