Calendário Normas e Orientações

Nessa fase, priorizamos a construção da escrita, a criança caminha para a descoberta de um mundo que tem sua representatividade não mais apenas pelo desenho, mas por letras que ganham significados e traduzem um mundo cheio de palavras e histórias para ler, fantasiar e sonhar. O projeto visa desenvolver no aluno a criatividade, a persistência para execução dos exercícios, tarefas, organização pessoal e a responsabilidade.

Nossos educadores estão atentos e preparados para atender os alunos. Nessa fase, ampliamos os recursos para que o aprender ocorra de maneira satisfatória, através de pesquisas, jogos, histórias, dinâmicas e lousa 3D. Tudo para ampliar o conhecimento acerca da realidade do cotidiano e dos avanços da ciência. É prioridade a construção conjunta de regras e combinados para uma convivência mais humana.

No Ensino Fundamental, o projeto pedagógico é desenvolvido tendo por base o Plano Curricular Nacional (PCNs). Os livros utilizados são do Sistema Dom Bosco de Ensino, que estimulam a pesquisa e a busca por conhecimento, além de serem coloridos e atrativos para o aluno.

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I concebe o aluno como um ser em pleno crescimento e desenvolvimento. A equipe do Villa Lobos está atenta a essas características e trabalha para transformar essas crianças em alunos participativos, questionadores, aptos a relacionar, argumentar e interpretar fatos e conteúdos. A formação dos educadores do Villa Lobos é contínua e voltada para um modelo de uma relação interpessoal saudável e construtiva.

- A criatividade do educador, aliada aos recursos tecnológicos- lousa digital e sala 3D – e ao material didático, potencializam a aprendizagem e aumentam o interesse e motivação dos alunos.
- O currículo está fundamentado na concepção de aprendizagem que contempla o desenvolvimento de competências e habilidades, a formação de conceitos, a constituição de valores e a adoção de atitudes.
- Os conteúdos das disciplinas são tratados de modo contextualizado e não mecanizado, para que o aluno estabeleça relações entre os objetos, as situações, os fenômenos e as pessoas, por meio de ações e operações, mobilizando, articulando e aplicando intencionalmente o conhecimento. As explicações são vivenciadas, elas aproximam o aluno do fato e facilita a compreensão do mesmo.
- A avaliação é processo, uma caminhada com o aluno onde a equipe de educadores avalia além das provas escritas, a atenção e concentração, a motivação em aprender, a interação do aluno com o grupo, as atividades realizadas em sala, as tarefas, os seminários apresentados, o capricho com a letra e os cuidados com o próprio material. A análise é feita não apenas para averiguar o quanto o aluno aprendeu, mas também sua conduta de responsabilidade perante o processo de ensino-aprendizagem.
- Atividades complementares são construídas para a fixação e o reforço dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. É um instrumento que promove a recuperação contínua do aluno, auxiliando-o em seu processo de aprendizagem.
- A prática educativa privilegia o desenvolvimento socioafetivo dos alunos em todos os momentos da rotina escolar. Durante o recreio, os alunos são acompanhados por seus próprios educadores que permanecem atentos ao comportamento dos alunos do grupo. Sugerem jogos cooperativos, resgatam brinquedos e brincadeiras antigas, medeiam situações de conflito próprias da idade, observam e estimulam os alunos à alimentação saudável.
- O desenvolvimento e o desempenho escolar são acompanhados por meio de entrevistas individuais com a professora e/ou orientadora educacional, sempre que as famílias ou a escola julgarem necessário, consolidando uma efetiva parceria na formação integral do aluno.

Severity: Core Warning

Message: Module 'soap' already loaded