Calendário Normas e Orientações

Nessa fase, incentivamos a criança a desenvolver autonomia, se relacionar com os amigos reconhecendo as diferenças e semelhanças e a aprender o valor da amizade. A aprendizagem acontece através das oficinas que são dinâmicas e lúdicas. O brincar é valorizado e representa uma maneira prazerosa de aprender sobre a vida e sobre conceitos. Ao brincar, a criança aprende a viver socialmente, desenvolve suas capacidades expressivas, motoras, cognitivas e afetivas.

Através da exploração do material pedagógico, o aluno é estimulado a desenvolver e aprimorar sua linguagem, seu raciocínio lógico e seu conhecimento cultural. Sabemos que nessa fase, as crianças são ativas e exploradoras, por esse motivo, os alunos têm contato com diferentes modalidades de atividades de artes plásticas como desenho, modelagem e pintura. Eles permanecem em sala apenas para realizarem as atividades do livro, as demais são realizadas nos diversos ambientes ao ar livre e em contato com a natureza, que nosso espaço proporciona.

Valorizamos os cuidados, pois acreditamos que, sentindo-se cuidada, a criança aprende a cuidar de si, a cuidar dos outros e a confiar nas pessoas. Este sentimento propicia seu bem-estar físico e emocional, num ambiente coletivo, que representa o início de sua inserção social.

- Estimular a construção do conhecimento, potencializar a criatividade e a capacidade de reflexão. Incentivar a socialização e interação social saudável, sempre considerando o amadurecimento e as características individuais, respeitando os hábitos, costumes e valores de cada família;
- Oferecer instrumentos essenciais à formação de pessoas reflexivas, abertas a novas transformações, independentes e transformadoras;
- Motivar a criança a enfrentar novos desafios e superar obstáculos, em busca de despertar o espírito de troca, de cooperação e de responsabilidade;
- Desenvolver competências e habilidades através de uma metodologia interdisciplinar do currículo da Educação Infantil;
- Propiciar uma educação autêntica que permita ao aluno contextualizar, concretizar e globalizar o conhecimento.